Marmota, mais dos mesmos

Desde 2002, muito obrigado por nada.

Os mais inteligentes não acreditam em Deus?

Por Marmota | 10/04/2009, 18h28

Faltam poucas horas para mais um churrasco da Sexta-feira Santa, e entre os furões que passarão longe da maminha na manteiga, muitos amigos desistiram de participar. Alguns deles por conta de um posicionamento religioso: até entendem a postura anti-hipócrita da churrascaria, mas respeitam sua fé. Ou ainda de parentes próximos (pais, tios, avôs), que levam a sério o jejum, o sacrifício, a purificação, entre outros significados alusivos à data.

Isso me fez lembrar um antigo comentário do Tulio Fonseca, pinçado desse post do Rafael Galvõo.

"Toda pessoa que eu considero culta (e são), que lê bastante, escreve bem e tudo o mais, na sua grande maioria, são ateus. Leio blogs de várias pessoas e vejo que as mais inteligentes não acreditam em Deus... É só curiosidade pra eu ver se acreditar em Deus fosse coisa de gente burra - não que isso iria mudar minha opinão sobre se eu acredito ou não Nele, acredito, mas não como a maioria das pessoas nem como as religiões falam, pois não tenho nenhuma religião."

Bom, desde aquela época, discordava frontalmente. Meus amigos que desistiram do churrasco e muitos outros podem ser considerados cultos e não-ateus. Eu mesmo tenho minhas crenças e, sem pestanejar, repito a tabuada do dois e do três, numa demonstração evidente de inteligência.

Enfim, pense e me conte durante este feriado santo: você concorda que os mais inteligentes não acreditam em Deus?

31 comentários em “Os mais inteligentes não acreditam em Deus?”

Adilson Fuzo | 10/04/2009, 18h51

Mais inteligente? Absolutamente não. Eu diria que alguns dos ateus são mais racionais. Isso explica o fato de muita gente da comunidade científica não acreditar em Deus.
É preciso considerar também o caso dos comunistas, anarquistas e militantes de esquerda em geral que por uma questão ideológica consideram a crença religiosa uma forma de manipulação capitalista.
Mas observe bem: acadêmicos e militantes de esquerda praticamente “trocam” sua crença religiosa por uma crença em outra coisa (seja a ciência ou seu ideal político). Isso prova que a mente humana sempre cai na mesma armadilha, que é a necessidade de se prender a certezas.
Afinal, quem é capaz de construir sua vida inteira em cima de dúvidas?

Doni | 10/04/2009, 21h45

Como culto e não-ateu, devo dizer que não existe qualquer conexão comprovada entre inteligência e ateísmo. Tudo o que posso dizer é que está provado que os crentes e tementes a Deus são mais modestos hahaha

Sergio Grigoletto | 10/04/2009, 23h24

De fato, os mais inteligentes não acreditam em Deus.
Agora, como uma existência é contada até o último suspiro, quem pode afiançar que não acreditaram até o fim?
Desacreditar por uma vida inteira e no último milésimo de segundo continuar desacreditando, entende?
Agora, não confundir crédito com culto.
Eu digo que os mais inteligentes são melhor preparados para a solução de seus problemas sem precisar cultuar forças outras para imputar-lhe a mobilidade necessária.
Os de pouca cultura são levados a buscar essa mola propulsora por decorrência social: toda sociedade tem seu Deus e todo indivíduo o tem próximo desde no ventre da mãe.
No tocante ao culto e ao sacrifício, isso é espelho apenas para o indivíduo, é meta pessoal, é auto-satisfação com o que ele acredita.
Alías, como tudo na vida.

Blog Mallmal | 10/04/2009, 23h40

Claro que não! Há muitas pessoas inteligentes que acreditam em Deus.
O que você não vai encontrar, contudo, são pessoas inteligentes exibindo devoção cega por alguma religião.

Rafael Porto | 11/04/2009, 01h36

Rapaz, tocou em um ponto polêmico. Nasci em lar cristão, cresci cristão e, na adolescência, escolhi ser cristão. Jesus não pregou um evangelho burro, ao contrário, estava entre doutores e humildes, explicando e ensinando por meio de parábolas, de maneira a induzi-los à reflexão.

Acredito que, para os ‘menos esclarecidos’, é mais fácil crer, afinal, há pouco o que contestar. Quem estuda questiona e, a partir do momento em que não obtém uma explicação científica, começa a apostatar da fé.

O segredo é questionar as doutrinas e os achismos da religião. Jesus pregou o amor. E só. Quem entende isto, aceita a mudança de vida, a subordinação aos líderes cristãos e a explicação simples de que, o que não entendemos agora, está guardado para o fim dos tempos.

Caraca! Preguei aqui, hein?!
hahahahaha
:)

Carla | 11/04/2009, 10h30

Polêmica a vista…

Veja bem, primeiro nós precisamos definir o que é culto, o que não é. Mas para não entrar nessa discussão, eu acho que essa é uma situação muito parecida com o que eu chamo de “paradigma da plástica”. É quando chega uma pessoa e diz assim: “Ah, mas todo mundo que eu vejo que fez plástica, ficou artificial” – os resultados não ‘artificiais’ não são sequer reconhecidos como plástica e a criatura generaliza.

É lógico que uma pessoa que só acredita em coisas que podem ser provadas pela ciência não vai acreditar nunca em Deus. É visível que a cada dia temos mais pessoas que não se sentem coagidas a manifestar uma fé, e que essas pessoas fazem essa “ruptura” a partir de uma reflexão podem ser cultas. Agora, generalizar é complicado.

Talvez por ter convivido muito com padres e religiosas e outras pessoas bastante religiosas na minha infância, eu posso te garantir que das 10 pessoas mais cultas que eu conheço (definindo “cultas” como pessoas que tem uma certa história de leituras, viagens, conhecimentos gerais e também a capacidade de responder de forma não automática ao mundo), pelo menos 7 acreditam em Deus. E das “pseudo-cultas”, aquelas que se acham mas na verdade são uns ciscos, pelo menos 7 se auto-proclamam ateus. Mas não dá para generalizar. Não mesmo.

Mas tem um detalhe: dessas sete cultas aí de cima, nenhuma delas passava seus dias tentando converter ninguém. Será que as pessoas que conviviam com elas fora da Igreja sequer imaginavam que elas eram religiosas, ou acreditavam em Deus e viviam DENTRO de uma instituição religiosa? Acho que não.

Eu, pelo menos tenho a certeza de que não sou burra. E acredito e pauto minha vida pela minha fé.

claudia lyra | 11/04/2009, 11h08

Hum… parece que não tem como generalizar. Mas percebo que pessoas mais cultas têm maior dificuldade em abraçar uma religião organizada. O problema não deve ser em crer ou não em Deus, mas, sim, em acompanhar a liturgia.

Andy | 11/04/2009, 11h24

Talvez a resposta à sua pergunta esteja relacionada a outra pergunta: que parâmetros utilizamos para definir quem é mais inteligente? Inteligente é quem tem a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar. Se me disserem que alguém que tem uma vida feliz e significativa e que tem uma família unida e amigos verdadeiros é menos inteligente do que alguém que tem pós-graduação, já escreveu 3 livros sobre física quântica e tem fala e escrita eloquentes, mas que não descobriu o sentido da vida e tem um círculo de amizades efêmero, eu não vou acreditar. E, geralmente, os que acreditam em Deus (e os que o levam em consideração) estão no primeiro grupo. Quem é que está raciocinando melhor?

Trotta | 11/04/2009, 12h22

Acho que não tem a ver com inteligência, tem a ver com simplicidade. Mas, como eu não sou culto, não tenho certeza. Hehehe

Clayton Melo | 11/04/2009, 15h17

André, meu camarada, só sei que uma carninha bem passada, suculenta, sempre cai bem! No feriado é melhor ainda, porque é “proibido”.

junior | 13/04/2009, 14h01

Hummm não sei responder, André queridão, mas tu visse que tinha cordeiro na santa ceia?
Abração e ótima semana pra ti

Adriana Torres | 13/04/2009, 14h10

Escuto a muitos anos uma fala sobre minha própria religião, o espiritismo, onde afirmam que os adeptos são pessoas de maior conhecimento – pela própria necessidade de estudo e capacidade de raciocínio que a doutrina exige – Para o espírita, a ciência e a religião devem sempre andar juntas, e conhecer sobre física quantica (falo disso pelo comentário acima), filosofia, sociologia e outras ias da vida faz parte do universo de estudos de um praticante.

Mas não concordo com esse esteriótipo. Conheço pessoas de todas as classes sociais e de níveis intelectuais diversos. O que une as pessoas em crêr ou nao crêr está diretamente ligado às experiências vivenciadas, pois a teoria nesse campo apenas sinaliza, mas não transforma. Dói quando perdermos alguém. Quando perdermos tudo. E a dor nos abre uma visão diferenciada do que tinhamos até então no mundo material.

E temos idéias bem diversas sobre as palavras de Cristo. Eu como carne nas sextas feiras santas, pois nunca li nada dizendo que Jesus proibia isso. Ao contrário, ele fez uma vez questão de dizer – o mal é o que sai da boca do homem e, como total reacionário da época, detestava rituais sem sentido.

Acredito que definir como se reconhece pessoas verdadeiramente inteligentes (Sócrates, por exemplo, eu considero muito inteligente e é visto por nós como um dos percussores do espiritismo) deva ser pela sua capacidade de se abrir a novas idéias e investigá-las sem pudor ou (pré) conceitos. Os ateus, muitas vezes, o são por não se abrirem a novas experiências, vendo a ciência como uma religião – da mesma forma que outros adeptos fanáticos de igrejas existentes, e levam a ferro e fogo a velha expressão de São Tomé – ver para crer, quando não conseguem enxergar nem a própria essencia da luz mas acreditam em sua autenticidade.

Mas sinceramente? O que importa não é isso. É o que se faz com o que acredita. Conheco ateus que são pessoas incrivelmente solidárias e éticas – conheço religiosos que não valem nada. Para mim, o que vale é o que a pessoa é – não no que ela acredita ou deixa de acreditar, pq, se Deus realmente existe, ele não está nem um pouco preocupado com nossas crenças – e sim da forma como tratamos e cuidamos um dos outros. Acredite quem quiser. Fato.

Como dizia Allan Kardec, se reconhece um verdadeiro espírita pela sua transformação moral – e não pela sua capacidade intelectual. Em minha religião, o que devo fazer é muito mais complexo do que sair pregando pelos quatro cantos do mundo. É me tornar uma pessoa melhor, a cada dia. Para conviver melhor com o próximo e tornar esse mundinho um pouco menos complicado. Lógico que às vezes não resisto em tentar retirar essa visão torpe que a maioria possui a respeito da doutrina, que tem como pilar a filosofia, a ciência e, claro, a religião (religar-se a Deus).

Estamos em um mundo mais evoluído. A fé sem razão não tem mais lugar. Belo será o dia em que a ciência e a religião irão se encontrar e caminhar juntas. Até lá, teremos ainda muita pôlemica pela frente!

Abrs, paz e luz

Bruno Guedes | 13/04/2009, 15h05

É irrelevante. Pode ser que exista uma relação entre instrução e abandono da religião, mas obviamente não é necessariamente verdade que pessoas instruídas são ateístas, mas no fim das contas, fé não está necessariamente ligada à ignorância. Cada qual acredita(ou não) por um motivo, inclusive porque acredita que é um bom caminho.

Talvez devêssemos fazer uma pesquisa de opinião e descobrir alguns valores mais definidos, não? =)

Menina Eva | 13/04/2009, 23h45

Monteiro Lobato era espírita, né. E também racista, fruto do meio… O newton era todo carola, e, MUITO provavelmente, morreu virgem.

Eu, que não sou culta, tenho fé.

MarcosVP | 14/04/2009, 10h25

Olha se a pergunta é “você concorda que os mais inteligentes não acreditam em Deus?” obviamente a resposta é não. Se não eu deveria considerar não-inteligentes esses muitos que ganham fortunas e multidões com a religião, como pregadores, como líderes religiosos e por aí vai. Afinal, os Aiatolás são burros? O Papa é burro? Os rabinos são burros?

O ateísmo leva a outro tipo de inteligência. Uma inteligência formal, metodológica talvez, racional, lógica. Contudo, isso os faz necessariamente melhores em suas atribuições ou mais felizes? qual a vantagem absoluta, em termos práticos, de ser “mais inteligente”? Tirar onda?…:-)

Crer ou não em Deus separa as pessoas de muitas formas, mas não necessariamente em termos de inteligência. É o que penso.

Ralph | 14/04/2009, 11h31

É quase impossivel ser ateu.

Você pode conhecer uns 532 humanos que se intitulam ateus.

Desses, uns 0,2 são.

O resto, na hora H de qualquer coisa que envolva “vida-e-morte”, tremerá o beicinho para uma intervençãozinha além.

Tem gente que não sabe diferenciar um agnóstico de um ateu. Ai chuta macumba com desdém divino ;)

Fagundes | 14/04/2009, 12h27

Bom, como agnóstico que sou, acho essa minha opção inteligente em termos racionais, mas como religião é algo irracional, fica difícil mensurar inteligência através de crenças.

O agnóstico pode até ser rotulado de descrente, de ficar em cima do muro, comunista, filho do demo, o que for. Mas, defendendo meu lado, vejo que seria muita pretensão minha afirmar que Deus existe ou não. E, na verdade, isso pouco importa. Não é o que vai definir minha conduta.

Portanto, eu acredito que os mais racionais, não os mais inteligentes, não acreditam em Deus, como os poucos ateus convictos que existem, ou pelo menos os não pretensiosos a ponto de tentar explicar o inexplicável, como os agnósticos. Aqueles que precisam acreditar em algo são passionais e sentem-se confortáveis de saber que existe algo mais, não são menos inteligentes, mas definitivamente menos racionais (o que não tem nada de ruim, afinal, ao contrário do que se prega, não somos todos iguais, mas sim, somos todos diferentes).

Keila Lima | 14/04/2009, 13h19

Eu acredito em Deus, mas tbm não é aquele Deus, de barba branca e com vestido que a maioria acredita!
Fiz um churrasco da sexta santa na casa do meu namorado, bebemos cerveja, comemos carne e ouvimos música boa… Não me considero a maior pecadora e nem vejo erro nisso tb, claro que respeito as pessoas que não comem (não sem abusar delas, rara), mas que mal há em comer uma bela picanha? (seja qual dia for).
Quanto aos inteligentes serem ateus, acho que na verdade, as pessoas inteligentes tem um visão diferente de Deus… apenas isso, são aquelas que nao se contentaram com que a maioria disse… e pensam por si mesmas!!
Quanto aos pastores e padres que ganham milhões “em nome de Deus” (que alguém citou lá em cima) a questão é simples, olhe para quem eles pregam, para a minoria sem instrução, e com menos capital, pra mim, isso explica muita coisa.

Cacau | 16/04/2009, 00h12

Acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Concordo com alguém que disse que quem não acredita em Deus pode até ser mais racional, mas mais inteligente… não necessariamente.

Dr. Muerte | 23/04/2009, 20h18

Concordo. Só respondendo ao primeiro comentário, ciência e ideologia não são baseadas em crenças. Nenhum cientista, durante sua funação, creria em algo que não pode ver ou evidenciar, assim como os militantes de esquerda, pelo menos os inteligentes, que convencidos por uma teoria pautada na REALIDADE, tomam suas decisões políticas.
Sou Agnóstico, e sim, consigo viver com a dúvida.

Danillo | 24/05/2009, 12h43

Na verdade não existe a palavra acreditar para DEUS.Eu sou evangelico e também não ligo para religião,e acho que só os tolos dizem que acreditam em DEUS,pois para mim essa palavra desperta um desejo de refugio para tentar compreender algo que pode ou não ser real.Para mim,ou para você ou quer quem seja que não acha que ELE nao existe é a mesma conclusão,mas a unica diferença é que eu conheco ELE e vocês ainda não,por isso o negam.

valdecy feliciano | 28/02/2010, 11h30

Voce nao acredita em Deus ??…vc e cego , eu vejo Deus todos os dias ! Os mortos de espirito jamais verao Deus .

Odilan Dokins | 08/03/2010, 23h23

Se existe um ser supremo que deseja, mas não pode combater o mal, não é onipotente. Se este ser pode e não deseja, é máléfico. Se não pode e não deseja, por que chamá-lo de Deus? Se Deus é amor, logo ele deseja combater o mal, mas evidenciando os males que vemos no mundo, supomos que ele não pode,o que significa que ele não é onipotente. Se alguém afirmar, sim ele pode, não faz por que tem um plano para cada um , traduz-se que ele não quer, então é malévolo. Assim, não tem amor, o que seria incompatível com a definição de Deus. Não precisa ser inteligente pra chegar a esta conclusão.

gloria | 10/08/2010, 12h22

SE DEUS EXISTE POR QUE TANTO SOFRIMENTO SO PRA PROVAR QUE ELE DEUS ESTAVA SERTO?
EU ACHO QUE AS PESSOAS ACREDITAM PRA TETAREM SE CONFORMAR COM TUDO DE RUIN Q ACONTECE NESSE MUNDO1
NENHUMA RELIGÃO CONSEGUE ME CONVENCER OU TEM UMA EXPLICAÇAO LOGICA PRA TUDO ISSSO….

Reinaldo Faria-Tavares | 29/08/2010, 18h54

Pessoas de baixo nível intelectual e cultural acreditarem em deuses, considero razoável, pois eles têm mentes que não ultrapassam os conhecimentos medievais, que não alcançam o nível do terceiro milênio.
Entretanto eu vejo pessoas que conseguiram ir um pouco além, possuem até nível universitário, que trabalham com pesquisas científicas limitadas, essas dão um show de pobreza intelectual quando revelam crenças no sobrenatural, ou seja, em entidades insubmissas ao funcionamento da Natureza.
Não saberão elas que tais crenças surgiram junto com a auto-consciência humana, quando tomamos consciência da morte, do inexorável fim da vida?
150 mil anos depois ainda há quem creia que, mesmo enterrado, continuará vivo.

JOÃO BERNARDO CHAVES GOMES | 14/12/2010, 00h55

VCs TEN 10 MOTIVOS PARA Ñ AGREDETAR QUÉ DEUS É TUDO MAS
PELOS 10 MOTIVOS QUÉ VCs Ñ AGREDETAM
EU BERNARDO MORRO CIENTE QUÉ DEUS É TUDO E EU NÃO SOU NADA

Agnaldo Rocha | 08/05/2011, 21h39

sou autodidata, estou escrevendo o quarto livro e publiquei hum, tenho muita fé em DEUS, sei que sem ele não escrevo nada, quase inacreditável, nunca fui a escola, entra no Google e escreva, livro o homem e a precisão que Você vai ver, um abraço

Eudson Bezerra | 18/01/2012, 14h06

O Papa não é burro; o bispo Edir Macedo também não. O aiatolá Kaminey, tampouco. De fato, são pessoas com nível de inteligência muito acima da média.

Basear-se nisso para afirmaro que “pessoas inteligentes também acreditam em Deus” é tolice. Inteligência é um dom do ser humano, seja ele ateu ou religioso. Acreditar é conhecer. Se eu não conheço, tenho uma forte tendência a não acreditar, e vice-versa. Acreditar sem conhecer é fé, conveniência ou ideologia. Em qualquer desses casos, em troca da crença espera-se uma recompensa.

Isto não ocorre quando uma pessoa, dita inteligente, acredita em algo a partir do conhecimento, posto que a principal recompensa, para quem conhece, é libertar-se da ignorância.

No meu caso, isso me dá imenso prazer.

Priscila Dantas de Lima | 21/02/2012, 11h22

Sou Budista,nós acreditamos nós temos todo esse potencial dentro de nós mesmos, nós comandamos nossas vidas, de acordo com o que fizermos de bom e de ruim.Porque seia tao deprimente se fossemos comandados por um ser selestial. Se fosse assim,não precisaremos,fazer nada,é só ficarmos sentado esperando tudo acontecer.Deus não sabe o que faz?

priscila | 05/04/2012, 15h51

sexta feira vou fazer um churrascao esse povo catolico vai comer peixe ha ha ha ha

Pedro | 26/04/2012, 17h24

Deus infelismente só existe na mente de cada ser humano.
Nós não passamos de animais como todos os outros que habitam a terra, apenas com uma inteligencia que nos mesmos julgamos “superior” mas como estamos rumando para a destruição do planeta terra (com desmatamentos, poluições, armas quimicas, super povoamento, etc), será que somos mesmo superiores ou terrivelmente inferiores aos outros animais?

Comente!

Mais no Dialetica.org:
Creative Commons 2008 - 2012 Alguns direitos reservados • Dialetica.org utiliza WordPress 3.3.1 WordPress